|
PROBLEMA
Já se tornou um lugar-comum a repetição de que os nossos alunos não lêem. Essa constatação está muito presente no universo do CELEM. Esquecemo-nos de questionar, no entanto, por que isso acontece. Talvez, uma das causas seja o fato de nós, seus professores, não lermos também e, por isso, não lhes incentivamos esse hábito.
Por um lado, é preciso ter clareza, todavia, que a resposta a essa problemática não é tão simplista assim. É preciso inseri-la no contexto da escola pública no Brasil cujos professores têm que dar conta, entre outras questões, de uma carga horária estafante, número elevado de alunos por turma e exíguos salários.
Por outro lado, é preciso indagar sobre o papel da família no incentivo a essa prática. Muitas vezes, porém, ou não reconhecem sua importância, talvez por serem analfabetas, ou simplesmente se omitem ao seu papel de orientadora.
Mas, esses argumentos também, por si só, não explicam, pois independente, das instituições formadoras, somos cercados e tragados quase sempre pela sociedade da imagem veiculada nas várias mídias.
Não devíamos, mas nos acostumamos com essa realidade. Não nos sentimos indignados com a recente divulgação do ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos promovido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) que coloca o Brasil na 52ª posição no total de 57 países pesquisados.
PÚBLICO-ALVO
Todos os alunos do Ensino Médio/ Formação Geral e também os alunos das Áreas I e II da Aceleração III do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães.
JUSTIFICATIVA
A leitura é condição “sine qua non” para a inserção do aluno nos inúmeros contextos da sociedade da informação e do conhecimento. Assim, 2008 nos apresenta uma possibilidade e um pretexto para o ato de ler.
Há 100 anos, morria, para muitos, o maior escritor brasileiro de todos os tempos: Machado de Assis. Ainda que lhe neguemos esse título de caráter extremamente subjetivo, havemos sempre de concordar que, somente com ele, nossa literatura amadureceu, projetando-se no cenário internacional no mesmo patamar de autores como Shakespeare, D. H. Lawrence, James Joyce, Virginia Woolf e Dostoiévski, por exemplo.
Nossa intenção, todavia, é aproximá-lo do contexto social no qual vivemos, numa tentativa de atualizar sua percepção da realidade social, pois, independente do tempo ou do lugar em que estejamos, suas personagens e tramas sempre falarão ao espírito humano para mostrar e nos lembrar da nossa condição.
OBJETIVO GERAL
Incentivar a leitura da obra machadiana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Proporcionar espaços de leitura e audição de textos de Machado de Assis;
· Percepção de diferentes visões de mundo pela ótica das personagens machadianas;
· Compreensão e reconhecimento da linguagem machadiana presente em seus contos e romances;
· Socialização dos trabalhos produzidos pelos alunos durante o período de execução desse projeto.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Ø Pesquisa sobre a vida e a obra de Machado de Assis;
Ø Leitura comentada dos contos “A causa secreta”, “A Cartomante”, “Uns braços”, “O enfermeiro”, “O espelho – esboço de uma nova teoria da alma humana”, “O Alienista” e “Missa do galo”;
Ø Estudo de alguns capítulos do livro “Memórias póstumas de Brás Cubas”;
Ø Estudo da produção poética de Machado;
Ø Leitura da obra “Helena”, “Dom Casmurro” e “Quincas Borba”;
Ø Construção de painéis;
Ø Divulgação do centenário de Machado de Assis nas rádios “Tucano FM” e “Cruzeiro”;
Ø Produção de texto publicitário com o tema: Leia Machado de Assis.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PRODUTO FINAL
DATA | OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S) | PROCEDIMENTOS |
30/09 (programação por turno) | 1. Socialização da proposta. 2. Sistematização de fatos sobre a vida de Machado de Assis. 3. Divulgação da obra machadiana | Visitação aos painéis construídos pelos alunos (apresentação da biografia, poesias, e cronograma das obras). |
Abertura oficial do evento. | ||
Apresentação teatral sobre a vida de Machado de Assis. | ||
Sessão de poesias | ||
Apresentação do conto “A causa secreta” | ||
Mesa-redonda com o tema: “importância da leitura de Machado para a minha vida”. | ||
Sessão de poesias | ||
Apresentação do conto “A Cartomante” e do romance “Helena”. | ||
Mensagem final | ||
01/10 (programação por turno) | 1. Produção do gênero textual “propaganda”. 2. Desenvolvimento da linguagem oral. 3. Divulgação da obra machadiana | Abertura oficial. |
Apresentação teatral da obra “Dom Casmurro”. | ||
Divulgação do jogral em cordel. | ||
Apresentação do conto “O enfermeiro” | ||
Apresentação de texto publicitário. | ||
Apresentação teatral das obras “O Alienista e “Quincas Borba”. | ||
Mensagem final |
Parabéns pelo projeto!
ResponderExcluirPercebemos que o Curso de Mídias está contrubuido com sua prática pedagógica. Estou encantada com o Blog em geral.
Acabei de visitar o seu blog. Muito interessante. os links, os textos, as imagens, o projeto. São muitas as possibilidades de se trabalhar com um blog, e você utilizou da criatividade para abordar um escritor da literatura brasileira.
ResponderExcluirObrigada, colegas!
ResponderExcluirVocês estão me motivando a não deixar essa proposta dos blogs se perder...
Obrigada, obrigada...
Parabéns pelo Blog
ResponderExcluirAchei bem legal a iniciativa .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa professora to incantada com seu blog muito maravilhoso ele adorei tudo . espero que os projetos realmente se realizem .
ResponderExcluirAmei tuudo isso Professora...
ResponderExcluirMuito boom essa motivção pelos livros de Machado.