Total de visualizações de página

Mesa-redonda

Atenção, alunos do 3º Ano! Vamos aprofundar nossa relação com Machado de Assis?

Para a próxima aula, leiam os arquivos deste blog, escolham um para comentar.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DISSIMULAÇÃO: teu nome é mulher?



Gosto particulamente do conto "Missa do galo". Há nele uma ambientação sensual através de uma mulher que nos chega pela voz de um rapaz de 17 anos.

"NUNCA PUDE entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos,
contava eu dezessete, ela trinta. Era noite de Natal."
 Assim, o narrador-personagem nos introduz na narrativa que, a princípio, nos seduz pela aparente força de uma mulher reprimida e enclausurada num casamento convencional. Seu poder de sedução, no entanto, está nas páginas antológicas da literatura brasileira:

"Entretanto, um pequeno rumor que ouvi dentro veio
acordar-me da leitura. Eram uns passos no corredor que ia da sala de visitas à de jantar; levantei a cabeça; logo depois vi assomar à porta da sala o vulto de Conceição.
— Ainda não foi? perguntou ela.
— Não fui, parece que ainda não é meia-noite.
— Que paciência!
Conceição entrou na sala, arrastando as chinelinhas da alcova. Vestia um roupão branco, mal apanhado na cintura. Sendo magra, tinha um ar de visão romântica..."

"Conceição ouvia-me com a cabeça reclinada no espaldar, enfiando os olhos por entre as pálpebras meio-cerradas, sem os tirar de mim. De vez em quando passava a língua pelos beiços, para umedecê-los. Quando acabei de falar, não me disse nada; ficamos assim alguns segundos. Em seguida, vi-a endireitar a cabeça, cruzar os dedos e sobre eles pousar o queixo, tendo os cotovelos nos braços da cadeira, tudo sem desviar de mim os grandes olhos espertos."
"Havia também umas pausas. Duas outras vezes, pareceu-me que a via dormir; mas os olhos, cerrados por um instante, abriam-se logo sem sono nem fadiga, como se ela os houvesse fechado para ver melhor. Uma dessas vezes creio que deu por mim embebido na sua  pessoa, e lembra-me que os tornou a fechar, não sei se apressada ou vagarosamente. Há impressões dessa noite, que me aparecem truncadas ou confusas. Contradigo-me, atrapalho-me. Uma das que ainda tenho frescas é que em certa ocasião, ela, que era apenas simpática, ficou linda, ficou lindíssima. Estava de pé, os braços cruzados; eu, em respeito a ela, quis levantar-me; não consentiu, pôs uma das mãos no meu ombro, e obrigou-me a estar sentado. Cuidei que ia dizer alguma cousa; mas estremeceu, como se tivesse um arrepio de frio voltou as costas e foi sentar-se na cadeira, onde me achara lendo."
 Mas passado o deleite dessa figura feminina que talvez - porque o "Bruxo" é o mestre da ambiguidade - busque naquele momento uma lembrança que dê sentido a sua vida formalizável, começamos a pensar que, "quase sempre quando falamos sobre o outro, falamos contra o outro".

Quem é essa mulher na ótica machadiana que nos chega por  uma figura masculina por quem,  sub-repticiamente, insinua ter sido seduzido. Ela tem um poder que não é capaz, contudo, de minar os alicerces de uma sociedade machista, patronalista e preconceituosa. Nesse jogo, teria ela -  teríamos nós -  o desejo recôndito de nos sentir desejadas, admiradas? Ou simplesmente estamos reproduzindo a velha fórmula bíblica: pecado, teu nome é mulher!

Vamos desconfiar desse narrador?

Venha discutir conosco enquanto esperamos a próxima "Missa do galo"!!!!!!

27 comentários:

  1. Otimo trabalho professora adorei um verdadeiro incentivo a leitura ... Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Seráa Que Os olhos desse Rapaz Não confunde Jeito feminino COm sentimento de estar perto de Uma? Arma mais que apontada e carregada a um alvo é uma mulher perante um homem! ARMA de sedução infalível. Nem as publicidade a espada das mãos!

    Pois vai-se a primeiro pomba despertada...
    Já dizia raimundo correia.

    Fantástico,que esta vastidão de conteúdo seja circulado entre os alunos fazendo disso mais uma arma para a preparação acadêmica.

    Baisers

    ResponderExcluir
  3. Olá professora!!

    Passei soh pa deixar minha marca!!

    XD

    Edcacio, 3ºA!

    Visite tbm blogthepoofs.tk

    rsrs

    gostei do blog!

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente Professora!
    Eu não gosto de ler muito, porém...
    Esse ano eu pretendo fazer diferente!
    Gostei doq lhi aqui no seu blog, e jah vo começar a ler o livro q vc passou! :D

    Sucesso! :D

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito disso professora, agente precisa sempre estar lendo, não só pra aprofundar nossos conhecimentos em obras como essas mas pra aprendermos a nos expressar aprendendo palavras novas e com esse blog podemos ñ só ler como cada sala pegar uma obra e fazer um seminário ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  6. De um lado um ingênuo jovem de apenas 17 anos, do outro uma linda mulher experiente e sedutora, tida como uma santa pelo narrador-personagem, será mesmo uma santa ? De certo ela foi traída pelo marido, e nada fazia.Houve um clima de mistério, onde o autor queria mostrar algo, que por hora, subjetivo, nos dando uma certa incerteza, curiosidade, um ar de mistério, querendo nos mostrar algo que não estava explícito, mas que de alguma forma acontecia, e é essa a intenção, nos fazer pensar, imaginar, indagar, será mesmo que ela é essa santa que o jovem pensa? Na minha opinião ela se atirou para ele, uma mulher pretensiosa, vivida, para mim ela é uma dissimulada, que em um momento se mostra como uma pessoa, em outro, ao olhares de outras pessoas, se mostra indiferente . . . Enfim, é isso professora, adorei essa história, li mais sobre, essa é minha opinião :) Rita de Cássia 3º D, beeijos !

    ResponderExcluir
  7. Não sei e nunca saberei ao certo, se Conceição flertava o narrador desta história, ou deste romance, ou desta contradição de palavras que o mestre -Machado- contrapõe a nós, leitores. No entanto, para mim, a ambiguidade deste renomado escritor é algo inestimado para o movimento literário, designado: realismo. Assim, digo que tento e quero ler Machado, de maneira minuciosa, para ler, não só por ler, mas, envolver-me com o enredo, fazendo de mim o personagem principal. Nilton Carlos, vespertino, 3º E

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião,Conceição estava,sim, paquerando o narrador-personagem. Pois, ela demonstrava a todo momento um certo desejo pelo rapaz. Um bom exemplo disso é quando o narrador cita que ela ao olhar para ele passava a língua pelos beiços. No entanto, será mesmo que tudo aconteceu da maneira que o narrador descreve? Nós, enquanto leitores, temos que ler aguçada e criticamente, a fim de entender à leitura por váris vertentes. Erick Andrade, vespertino, 3°E

    ResponderExcluir
  9. Quanto mais leio menos entedo....
    Mas pude perceber que tudo não passou de um sonho, onde o narrador-personagem idealiza a mulher desejada, ao mesmo tempo torna-se tudo confuso pois o próprio narrador nós leva ao passado trazendo a figura de "Eva" que com sua sedução fez seu parceiro cometer o pecado da carne...Larissa Moura do turno verpertino da turma E

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião, essa mulher quer ser desejada, já que se encontra deprimida em relação a seu casamento convencional, aposto que ela não se casou por amor, ela não deve ser uma mulher maliciosa, malícia é muito diferente de carência, quem sabe ela não é apenas uma mulher carente de amor? E será que esse homem foi mesmo seduzido? Devemos desconfiar SIM desse narrador!
    Lanna Santos - 3°ano E, vespertino.

    ResponderExcluir
  11. Bruno Rircardo: 3°F

    Ao ousarmos ler Machado de Assis devemos ler, pausadamente e ante ciosamente a cada detalhe, pois não se trata de um autor qualquer, e sim Machado de Assis que fazia jus a suas palavras, escrevendo os seus mínimos detalhes. Somente ao ler o conto “Missa do Galo” por completo pude sentir atração, pois através do mesmo pude entender o que o conto pretendia trazer para o leitor, mas vale a sinceridade e lealdade de que a própria dissimulação.
    Dissimulação: Ato ou efeito de dissimular. Fingimento, disfarce.
    E era justamente esse disfarce de “a santa” que Conceição usava. Aos poucos no decorrer da conversa de com Conceição uma mulher de 30 anos e um jovem de 17 anos podemos conhecer a verdadeira face dessa mulher, mulher esta que utiliza comportamentos considerados absurdos para aquela época, tal vez pelo próprio fato de saber das amantes do seu marido.
    Dissimulação: teu nome é mulher?
    Mas uma vez Macho de Assis leva-nos a reflexão, com as suas ironias.
    Será que Conceição já não conhecia o escrivão juramentado do seu marido?
    Será que já não possuía um caso com ele?
    Como podemos ver essa mulher de 30 anos não era santa como parecia ser!
    A primeira impressão é a que fica a segunda a que prevalece e a terceira a que permanece.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião, Conceição tenta sim de certa forma seduzir o Narrador-personagem em vários pontos do conto isso fica à vista. E depois de ler o conto por completo eu acabei deduzindo que o Jovem não é o primeiro homem que Conceição tenta seduzir/seduz. Percebe-se também que ela não queria que as pessoas na casa soubessem que ela ficara horas e horas conversando com ele já que à todo momento ela repetia: "-Mais baixo, mais baixo.", e no outro dia ela reage como se nada tivesse acontecido, é de se estranhar que após a morte de seu marido ela casa-se com um escrivão juramentado pelo próprio. Fica a duvida, será que já não havia um caso entre os dois. E por que Conceição aceitava a indiferença do marido? Mas tratando se de Machado de Assis é sempre assim o Leitor fica com muitas perguntas as quais quase sempre não obtém resposta e quando tem a resposta sempre vem com mais uma duvida.

    Os contos de Machado sempre nos convidam a imaginar a situação e por muitas vezes colocar-se nelas !

    Vinícius Santana 3° G Do Turno Vespertino

    ResponderExcluir
  13. olá vcs ai abaixo q entenderam, parabens!!!
    pq eu ñ entendi foi nada...

    salve, salve!!!os leitores de machado de assis.

    abraço!

    phellype santos,tracupá, 3°g vesp (celem)

    ResponderExcluir
  14. De: Bruno Ricardo 3° F
    PARA:Felipe 3° G
    Felipe, óla prazer meu nome é Bruno, quando passei meus olhos rapidamente diante do que estava postado no blog, não entedir e também falei que não entedia, melhor que não gostei, somente ao ler detalhes podemos enteder os contos de Machado de Assis, a melhor forma é ler, produzindo as senas na sua imaginação assim fica mais facil a compreensão, isso me ajudou e espero que te ajude, so partir da ai que eu pude dizer para a nossa professora Firmino que eu gostei, do conto, pois so gostamos de algo, quando podemos compreender...

    ResponderExcluir
  15. continuando...

    Leia, releia quantas vezes for necessário...

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do conto, intrigante, nos deixa confusos, com o correr das letras. Mas faz desperta a imaginação, será ou não será, foi ou não foi...
    Litiano 3ºF - vespertino

    ResponderExcluir
  17. Esse conto desperta muita curiosidade, pelo fato de ser um conto que não revela a intenção da senhora Conceição no rapaz, embora se assemelhe com um romance, pois a todo instante ela demonstra um certo interesse pelo garoto Nogueira e parece ser uma pessoa carente. Os fatos indicam que ela estava esperando que o garoto entende-se qual era sua intenção.

    Tarcísio Matos 3ºF - vespertino

    ResponderExcluir
  18. o texto é meio confuso mas, tem algumas partes que o que da enteder é coisa da cabeça dele, tbm tem a porcibilidade que ela mesma teva entereçeda nele. bom blog

    ResponderExcluir
  19. É UM ÓTIMO TEXTO MEIO CONFUSO ADOREI
    MAS PARA UM BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  20. FIQUEI CONFUSA COM O Q ELE QUIS FALAR SOBRE A FIGURA DA MULHER MAS VALEU APENA LER O TEXTO
    MAYARA CARVALHO PELO ORKUT DE DANY SILVA

    ResponderExcluir
  21. MAYARA CARVALHO E DANYELA TERCEIRO B TÉCNICO
    ADORAMOS APESAR DE SER UM TEXTO MEIO CONFUSO

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Na minha opinião a moça de seus 30 anos estava mesmo afim do pobre garoto de 17, pois ela vem ao quarto do rapaz altas horas da noite de roupão,e há momentos em que eles ficam bem próximos que chegam a sussurrar,então concluo que ela queria assim alguma coisinha a mais..rs

    Marcos 3ºD.

    ResponderExcluir
  24. Na minha opinião,essa mulher, por tá se insinuando mostra sim a vontade de ser desejada por um homem, mas não é só um homem, é por ser, aquele homem,vontade essa, que desperta nela um desejo imenso de vazer insinuações para esse narrador.
    Alessandra,vespertino,3ºE

    ResponderExcluir
  25. Depois de ler o conto por completo fiquei ainda mais confunsa mas, mesmo assim acabei concluindo que Conseição de certa forma tenta sim e, acaba seduzindo o jovem Nogueira pois, suas atitudes no decorrer da converça nos mostra isso.Mesmo assim fica a duvida se conseiçaõ fazia jus ao nome de ¨santa¨ ou era uma mulher cheia de segredos.Mas se tratando de Machado de Assis a duvida sempre permanecera .
    Michele Santana 3°b tecnico

    ResponderExcluir
  26. Na minha opinião, de certa forma tenta sim seduzir o jovem, e acaba seduzindo, pois ela mostrava a todo momento essa "obseção", como ela mesmo disse no contexto q ele tinha realmente caido na sedução dela. Mas mesmo assim fiquei um pouco confusa por imaginar q se ele realmente foi seduzido, ou também queria enganar ela?.Mas realmente para ser bom,tem q deixar os leitores confuso para q assim pesquisem e acabem sabendo mais ainda, pois conhecimento nunca é demais.Não é verdade?

    Marcynha 3ºB Técnico Vespertino

    ResponderExcluir
  27. Uma coisa que gostei é que ele conta cada detalhe com si fosse único,usando um puoco de sedução q nos deixa confundir o q ele realmente pretendia.
    Jan 3ºB técnico
    como dizia Machado"Cada qual sabe amar a seu modo;o modo,pouco importa;o essencial é que saiba amar."

    ResponderExcluir