Total de visualizações de página

Mesa-redonda

Atenção, alunos do 3º Ano! Vamos aprofundar nossa relação com Machado de Assis?

Para a próxima aula, leiam os arquivos deste blog, escolham um para comentar.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Qual a importância de Machado de Assis para a literatura brasileira?


A leitura é condição “sine qua non” para a inserção do aluno nos inúmeros contextos da sociedade da informação e do conhecimento. Esse blog nos apresenta uma possibilidade e um pretexto para o ato de ler. Ler Machado...
Há mais de 100 anos, morria, para muitos, o maior escritor brasileiro de todos os tempos: Machado de Assis. Ainda que lhe neguemos esse título de caráter extremamente subjetivo, havemos sempre de concordar que, somente com ele, nossa literatura amadureceu, projetando-se no cenário internacional no mesmo patamar de autores como Shakespeare, D. H. Lawrence, James Joyce, Virginia Woolf e Dostoiévski, por exemplo.
Nossa intenção, todavia, é aproximá-lo do contexto social no qual vivemos, numa tentativa de atualizar sua percepção da realidade social, pois, independente do tempo ou do lugar em que estejamos, suas personagens e tramas sempre falarão ao espírito humano para mostrar e nos lembrar da nossa condição.    

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse Blog de Machado De Assis e muito Interessante , com sua tramas e personagens amadurecendo a leitura brasileira.
    Nos aproximando do contexto social do qual vivemos ,Isso e muiito importante para a literatura brasileira .

    ResponderExcluir
  3. O blog está muito bom!
    Nos trás informações importantes sobre esse mostro da literatura brasileira Machado de Assis e encaixando suas obras nos dias atuais!
    Parabéns Firmino!

    ResponderExcluir
  4. Professora, amei seu blog... Ele foi uma maravilhosa idéia, pois além de incentivar a leitura, nos fará conhecer a vida e as obras desse grande autor, MACHADO DE ASSIS.

    No principio não gostava muito de Machado e seus livros , pois se trata de uma linguagem muito difícil, mas depois que terminei de ler o livro DOM CASMURRO, mudei totalmente de idéia. Enfim, MACHADO DE ASSIS, continuará até a consumação dos séculos, e espero que esse blog continue assim, super interresante!!!

    MARIANNE SOUZA 3°E

    ResponderExcluir
  5. Adorei Firmino, concerteza a litaratura ficará cada vez mais acessível a todos que desejam ter esse "enconto" com Machado de Assis!

    ResponderExcluir
  6. que podre isso nada a ver mano com oke eu queria

    ResponderExcluir